Como consultar sua restituição do IR – Imposto de Renda

Lotes são disponibilizados todo mês de acordo com envio e características dos usuários.

Cidadãos que enviaram a declaração de imposto de renda 2016 – IRPF, podem fazer a consulta da restituição do valor. A Receita Federal desde junho, já disponibilizou a seus contribuintes a restituição de lotes do imposto de renda e sobre lotes residuais, aqueles que caíram na malha fina no ano de 2015 e anteriores.

A restituição nada mais é que um direito do cidadão que pagou valores maiores ao necessário para a Receita Federal no ano anterior. Por exemplo, tudo o que foi declarado em 2016 é referente ao ano de 2015. Este benefício é maior se o cidadão apresenta despesas médicas, com estudos, dentre outros tipos de pagamentos realizados durante o exercício (ano anterior) da declaração.

O trabalhador que tem o imposto retido na fonte (IRRF) também poderá enviar a declaração, para verificar se terá direito a restituição do IR.

consulta-irrf

Consulta Restituição IR

A consulta ao lote pode ser realizada no site  http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp. Nessa página você colocará o seu CPF, o ano de consulta, sua data de nascimento  e caracteres  de segurança. Clique em consultar e veja se sua declaração está na fila de restituição do lote ou ainda se encontra na base de dados da Receita Federal.

A prioridade de restituições são para idosos e os que apresentam doenças físicas, mentais, moléstias graves etc. As demais serão restituídas de acordo com a entrega da declaração do Imposto de Renda. Lembrando que as declarações serão restituídas se não tiverem erros e omissões.

Aplicativo do Imposto de Renda

Há também, um aplicativo para pessoa física que permite ao contribuinte consultar e receber um aviso quando a restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física for liberada.

Após instalar o aplicativo realize os seguintes passos: acesse o serviço Consulta Restituição IR, informe o CPF e o exercício da declaração desejada, caso a restituição ainda não tenha sido creditada, clique sobre a estrela e quando a restituição for enviada para a conta informada na declaração, o dispositivo receberá um alerta. Lembrando que o aplicativo está disponível nas plataformas andoid e iOS.

Serão sete lotes de junho a dezembro de 2016 todo dia 15 de cada mês a serem depositados na conta informada no momento da declaração. Fique atento e já pense no que vai fazer com esse valor extra!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *